O Marketing Promocional é um tipo de estratégia focada na melhora do relacionamento entre empresa e consumidor, por meio da oferta de experiências de valor e ações que proporcionem o o fortalecimento da marca. Um dos exemplos mais comuns é a distribuição de brindes e cupons promocionais.

O que é Marketing Promocional?

O que é Marketing Promocional
Para aplicar a estratégia corretamente, é preciso entender o conceito de Marketing Promocional. Na prática, é um conjunto de ações diretas para incentivar a interação entre uma empresa e os seus consumidores. Os principais objetivos são: fortalecer a marca, conquistar novos clientes e a fidelização daqueles que já compram com você.
A ideia é levar, a partir dessas ações, os valores, ideias, produtos e serviços de uma empresa para o consumidor. Com ofertas, brindes, amostras grátis ou mesmo promoções especiais, uma marca consegue chamar a atenção do cliente e, assim, divulgar exatamente o que quer, aumentando as suas chances de conversão.
O foco, porém, deve ser na experiência que a sua marca está proporcionando ao consumidor, oferecendo algo diferenciado para captar a sua atenção.

Fidelização de quem já consome a sua marca

Fidelização de quem já consome a sua marca
A captação de novos clientes é, sem dúvidas, fundamental para que uma estratégia de Marketing funcione, porém, é preciso cuidar daqueles que já confiam na sua marca e compram os seus produtos e/ou serviços. Com a aplicação precisa das ações de Marketing Promocional, a tendência é conseguir aumentar a sua taxa de fidelização.
Como? Simplesmente oferecendo novas experiências com o cliente. Não limitar a experiência do consumidor com a sua marca ao processo de transação, mas mostrar que você se importa com ele e quer aproximá-lo da sua empresa, seja oferecendo uma amostra grátis de um novo produto ou oferecendo brindes exclusivos para clientes.

Promoção da marca

Atualmente, não basta oferecer um produto de qualidade e um preço que se destaque em relação aos concorrentes, é fundamental promover a sua marca, enão apenas com estratégias de Marketing Digital. O Marketing Promocional, portanto, se encaixa dentro dessa necessidade.
Ao garantir uma experiência inovadora e positiva ao consumidor com a sua marca, você coloca, automaticamente, a sua empresa na memória afetiva do cliente. Com a estratégia precisa, você promove os valores e conceitos da sua organização e, por meio dessas ações, consegue colocar a sua marca em destaque.

Diferencial em relação aos concorrentes

O consumidor está mais exigente e o mercado mais concorrido, ou seja, é preciso criatividade para se destacar em meio a essa competição. O Marketing Promocional é, sem dúvidas, um excelente diferencial competitivo para superar a concorrência e conseguir um maior destaque aos olhos do cliente.
Uma campanha que incentive o consumidor a comprar mais dos seus produtos ou mesmo a distribuição de amostras grátis são exemplos de ações que, além de promoverem a sua marca, bloqueiam a concorrência. Não à toa, um estudo da PiniOn mostra que 57% dos usuários comprariam outra marca se o concorrente oferecesse um brinde atrativo.

Fonte: Rock Content

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