Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. São, normalmente, humanizadas e utilizadas para atingir públicos específicos.
ETIM fr. mascotte ‘pessoa, animal ou coisa que se considera trazer boa sorte’, do provç. mascoto ‘sortilégio’, der. de masco ‘feiticeira’
O mascote ou a mascote?
É substantivo de gênero feminino, originado da forma francesa mascotte (representa boa ventura, boa sina). A mascote pode ser representada por pessoa, animal ou coisa, cuja presença traga boa sorte.
Fuleco
Fuleco é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014. O mascote é inspirado no gênero dos tatus-bola, mais especificamente na espécie conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que é natural da região de caatinga do nordeste do Brasil e encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção
Qual a importância de ter um mascote?
Existe no mundo, em geral, a valorização das relações mais afetivas e as mascotes são grande aliadas nas ações de relacionamento com o público. … O objetivo da mascote é criar empatia com o consumidor e projetar com sua imagem, cores e personalidade, o perfil e a visão da empresa ou do produto.
Conclusão
Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. … Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público.
Fonte: Wikipédia